41 99807-2962 Tire dúvidas através do WhatsApp

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar de cura chinesa que trabalha a harmonização da energia do corpo através da inserção de finíssimas agulhas em pontos espalhados por todo o corpo chamados meridianos. De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, a manipulação das agulhas trabalha a energia vital ou Chi, que flui por meridianos espalhados por todo o corpo e é responsável por sua nutrição. Um bloqueio no livre fluxo do Chi causa desarmonias que consequentemente se transformarão em dor ou doenças.

Para a filosofia da medicina chinesa não existe a dicotomia mente x corpo como no pensamento cartesiano ocidental. O homem é observado e tratado de forma integral, de modo holístico, buscando o equilíbrio mental, físico, espiritual e psicológico.

Na prática, a acupuntura é uma forma eficaz e importante no tratamento de diversos distúrbios como tendinites, fibromialgia, torcicolos, lombalgias, bursites, protrusão e hérnia de disco, além de dores musculares; e exibe excelente resultados no tratamento de enxaqueca, alergia, asma, ansiedade, bronquite, diabetes, estresse, infertilidade, pressão alta, psoríase, retenção de líquido, síndrome de pânico, sudorese excessiva, sensação de inchaço estomacal, depressão, inchaço nas pernas, depressão, insônia, labirintite, melhora a sequela causada por AVC, irritabilidade, TPM, obesidade, olheiras, gastrite além de muitas outras doenças.

Além dos benefícios obtidos fisicamente, o interessante nos tratamento de acupuntura é o restabelecimento do equilíbrio emocional que deixa os pacientes mais tranquilos, menos ansiosos, mais dispostos, mais bem humorados e normalmente sentem bem estar e paz.

Quando o paciente tiver bloqueio energético, dependendo do tipo de problema, pode sentir certa indisposição no começo do tratamento. Isso representa o processo de desbloqueio através dos tratamentos feito pelo acupunturista. Este aspecto normalmente melhora a cada sessão realizada, e a indisposição inicial será substituída pela recuperação energética e o bem estar do paciente.

Normalmente o tratamento ocorre de forma simples e suave. É uma forma mais natural de restabelecimento da saúde, sem efeitos colaterais e utilizando a própria energia reparadora do indivíduo. É importante ressaltar que a técnica e experiência aplicada durante o tratamento pelo acupunturista é fundamental, porém, o conhecimento sobre a energia (chi), como também, o treinamento constante de energia de quem realiza o tratamento é que é decisivo na recuperação da saúde dos pacientes.

A acupuntura trata do equilíbrio de energia do corpo humano. Assim, não devemos esquecer que o corpo consiste em um sistema integrado de órgãos e vísceras, e que um depende do outro para fazer todo o corpo funcionar.

É comum ouvir pacientes que querem emagrecer ou clarear as olheiras. Após o tratamento, isso é conseguido simplesmente como uma conseqüência. Depois de equilibrar a energia do paciente, além do objetivo de ter restaurada a saúde, este equilíbrio energético faz com que o corpo se restaure e volte para seu estado natural. Por isso, às vezes ele brinca com os pacientes, dizendo que o emagrecimento e o clareamento de olheiras são bônus.
Segundo ele: “É como se fosse tirar a sujeira da pia entupida: a água volta a fluir livremente sem bloqueio nos canos”!

Associado à Acupuntura temos a Acupuntura Estética, que é uma alternativa eficaz, praticamente indolor e ainda livre dos efeitos colaterais dos tratamentos estéticos convencionais, que geralmente causam vermelhidão, descamação da pele, necessitam de cuidados para cicatrização e impedem a exposição ao sol.

 

Valéria Sena Mene Savian


Formada em acupuntura desde 2008, com especialização em acupuntura estética.

Hipnoterapeuta com especialização em regressão.

Massoterapeuta.

 

Agende já a sua consulta: